quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Novo projecto

Boa tarde a todos,

Um novo projecto -  "Cursos de Buscuit-Dicas e Truqueses" - já está em andamento e com ele muitas novidades!
Na Suíça, o biscuit ou a porcelana fria como é mais conhecida, é pouco divulgado e ainda gera muita curiosidade em relação a tudo o que lhe diz respeito (pelo menos na zona em que vivo). Quando ando pelas feiras na apresentação dos meus trabalhos, por vezes faço demonstrações ao vivo de pequenos peças e noto muita curiosidade em relação a este tipo de massa. Na maior parte das vezes o Biscuit é mesmo confundido com o "FIMO", este sim muito divulgado por aqui. Como pretendo que este espaço possa ser também uma ajuda a todos aqueles que queiram aprender ou desenvolver mais alguns conhecimentos sobre o biscuit, vou tentar com alguma prioridade, passar alguns conhecimentos que fui adquirindo ao longo destes últimos 3 anos. Com isto pretendo que o blog possa ser também ele uma ferramenta de trabalho/lazer, um espaço interactivo entre todos aqueles que queiram participar na troca de ideias e experiencias. Fica pois desde já o convite!
Ao utilizar para esta iniciativa o "Blogger" espero também poder ajudar aqui, todas as pessoas que me abordam com curiosidade sobre este tema, na Suíça. Para ultrapassar a barreira da língua, tenho logo no inicio do lado direito da página principal, o Google Tradutor, que muito embora nem sempre faça a tradução mais correcta, acho que ajuda a perceber o essencial dos assuntos que vou publicando. Para a participação de todos aqueles que queiram colaborar na troca de ideias, tenho na mesma página, um espaço designado por "Conversa em dia", onde podem ser deixadas mensagens directas. Algum assunto mais extenso poderão sempre enviar-me por e-mail ou facebook.
Hoje para aqueles que desconhecem totalmente o biscuit e para que não surjam mais confusões com o "FIMO", deixo-vos aqui uma explicação simples de cada uma destas massas de modelar.

O FIMO® SOFT é uma massa modelar(similiar à plasticina) é a mais utilizada e é muito fácil de trabalhar, as peças podem ser cozidas num forno de cozinha a 110ºC durante cerca de 30 minutos, a massa FIMO SOFT® é uma massa suave, macia e fácil de misturar, é produzida pela empresa alemã Staedtler® com vasta experiência na área das artes decorativas.


O FIMO® PROFESSIONAL (antigo Classic) é mais consistente (um pouco
mais duro que o Fimo Soft) e garante aos trabalhos mais resistência. Deve ser cozido 110ºC / 230 ºF durante 30 minutos, apenas depois de arrefecer as peças adquirem a resistência final. A massa de modelar Fimo é o material mais moderno que existe atualmente em cerâmica plástica (barro polímero). Existe ainda outros tipos de massa Effect, Stone, Glitter, Pastel, e Air, com uma variada gama de cores.
(fonte de pesquiza no Site: http://www.fimo.pt)


Biscuit ou Porcelana fria é a massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como limão ou vinagre e vaselina
Este tipo de massa não precisa ser aquecida para que mantenha seu formato final de modelagem e seca em contato com o ar.


Depois desta explicação mais técnica e de caracter informativa, importa salientar que embora os dois tipos de massas sejam de modelar, o "FIMO" precisa ser cozido para adequirir a sua resistencia final e o Biscuit seca ao ar. Mais dicas surgirão oportunamente... até breve!

Astride

Sem comentários:

Enviar um comentário

Páginas