quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

1ª Aula - Como fazer a massa Biscuit ou Porcelana Fria

Bom dia a todos,

Tal como prometido, inicio hoje o " Curso de Biscuit - Dicas e Truques. Começamos com uma breve história de apresentação sobre a origem do Biscuit ou Porcelana Fria...



A inspiração do Biscuit provavelmente tem muitas origens, mas uma delas, por certo, veio da Itália. Trabalhos com "pasta di sale", uma mistura de farinha, água e sal são uma tradição naquela parte do continente europeu. São trabalhos delicados que retratam os mais diversos motivos do dia a dia e têm por finalidade enfeitar a mesa.
Em outros países também há trabalhos nesta linha. Nos Estados Unidos são famosos os bonecos de "salt dough", uma tradição muito antiga. São trabalhos bonitos, mas que guardam a fragilidade dos elementos de que são compostos, ou seja, o artesão está limitado à baia resistência e durabilidade das peças.
O Biscuit nasceu inspirado nestes trabalhos. Havia que se procurar resistência e durabilidade ideais para as peças. Então, ao misturar à massa outros elementos, como a cola por exemplo, conseguiu-se uma consistência duradoura o suficiente para a peça receber pintura e acabamentos que realcem brilhos e outros atributos naturais. Surgia assim o Biscuit, conhecido na Europa e América Latina como Porcelana Fria.
O termo Porcelana Fria em muitas ocasiões confunde pessoas que não conhecem a técnica. Muitos acham que se trata de um trabalho em porcelana tradicional. Realmente algumas peças assumem tal aspecto. Na verdade, a busca pela resistência e durabilidade acabou por encontrar uma denominação que tinha mais a ver com o efeito final do trabalho (parecido com porcelana). O termo fria é justamente para diferenciar dos trabalhos em porcelana tradicional, que necessitam de forno para sua confecção.

Como definido anteriormente a massa Biscuit ou Porcelana Fria  é a massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como limão ou vinagre e vaselina.
É possível encontrar esta massa pronta em diversas lojas especializadas em material de artesanato ou poderá ainda fazer a sua própria massa de maneira muito fácil e economica. Na internet existem variadas receitas que fácilmente poderá encontrar através de um canal de busca da sua preferência. Para facilitar deixo aqui uma receita que adequiri para mim e que sempre resulta muito bem.
É necessário seguir o passo a passo fielmente, senão a massa biscuit pode sair sem a consistência desejada e, o pior, ficar rachando na hora de preparar a sua bonita peça.


INGREDIENTES PARA FAZER A MASSA DO BISCUIT

Os ingredientes para fazer a massa são baratos e podem ser encontrados facilmente em lojas de artesanatos alguns deles até mesmo no supermercado. Anote a lista:



Ingredientes de massa de biscuit
Ingrediente para massa de biscuit



Resultado de imagem para massa biscuit polycol






  • 2 xícaras (chá) de amido de milho, a famosa Maisena;
  • 2 xícaras (chá) de cola branca própria para biscuit;
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão ou vinagre;
  • 2 colheres (sopa) de vaselina líquida ou oléo de cozinha (vegetal);
  • 1 colher (sopa) de creme hidratante, para sovar a massa. Não pode ser um creme gorduroso ou que contenha silicone, pois isso fará com que a massa esfarele. Podemos encontra-lo facilmente em lojas de artesanato como "creme próprio para Porcelana Fria" ou mesmo em lojas de cosméticos (uso Nivea Soft)

Na Suiça poderá encontrar a cola para porcelana fria "cleoclol" no Creaclic.ch-Site: http://www.creaclic.ch/fr/colles-adhesifs-vernis/4268-cleocol-1-litre-.html# ou comprar  Colle vinilike "Giotto" - na loja "RUE DES ARTS" (Monthey) - http://www.ruedesarts.ch
Este últmo não sei se vendem por internet  já que eu compro sempre directamente na loja, mas podem obter aqui os respectivos contactos.


A massa pode ser feita no fogão ou no micro-ondas pelo que vou publicar a explicação das duas maneiras e cada pessoa optará por aquela que achar mais fácil (eu prefiro no fogão).


COMO FAZER NO FOGÃO (PASSO A PASSO)

Primeiro você vai precisar de uma panela antiaderente, recomendamos que você tenha uma guardada especialmente para esta finalidade. Misture todos os ingredientes no recipiente, dissolva tudo muito bem. Leve ao fogo, mexa com uma colher, preferencialmente de pau, até que a massa comece a se desprender do fundo da panela. Não deixe a massa de biscuit secar demais, senão vai ficar quebradiça

COMO FAZER NO MICROONDAS (PASSO A PASSO)

Diferente do fogão, no microondas o método é um pouco diferente. O primeiro passo é misturar todos os ingredientes num recipiente próprio para ser aquecido, recomendamos que seja de vidro. Depois de juntar tudo, leve ao aparelho. O tempo para estar pronto varia de cada microondas, pois cada marca e modelo possui potências diferentes. Geralmente se leva entre 1 ou 2 minutos, mas as vezes pode chegar próximo de 10 minutos. A cada 1 minuto que estiver sendo cozido, deve-se parar e mexer. Caso seja a primeira vez que esteja usando o microondas para fazer massa de biscuit, verifique o recipiente a cada 30 segundos, senão pode passar do ponto.

Na proxima aula explicarei como amassar a massa Biscuit.... até breve,

Astride

Sem comentários:

Enviar um comentário

Páginas