quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

3ª Aula - Tingir a Massa Biscuit ou Porcelana Fria

Olá a todos,

De volta ao espaço do Blog, vou dar continuação aquelas informações essenciais para quem queira iniciar o Biscuit e fazer alguns trabalhos sozinho. Falamos na última aula de como fazer a massa Biscuit. Quero no entanto dizer-vos que para além de poderem fazer em casa como indiquei, também podem comprar já feita em lojas ligadas a artigos de artesanato. Eu comecei por faze-la mas à medida que fui tendo mais pedidos de trabalhos para vender, precisei de maiores quantidades e optei por compra-la. Foi por isso uma opção mais cómoda já que poupa-me muito em tempo, mas fica ao critério de cada um. Aqui na Suíça para além de não se encontrar muito a massa Biscuit à venda, recomendo que a façam porque sai cara, por isso também optei por traze-la de Portugal onde o preço ainda compensa. Para quem opte por comprar recomendo duas marcas que considero muito boas; a POLYCOL que uso nas minhas peças e a "FOX".
















A massa já feita existe num tom natural ou num leque variado de cores. Apesar de parecerem iguais há que ter atenção porque a massa natural é transparente sendo que a branca já tem o pigmento da cor. Quer compre feita ou tinja a massa em casa, deve sempre adicionar um pouco de branco para obter um tom mais opaco nos tons mais claros e não correr o risco de ficar com um trabalho de tonalidade transparente, depois de seco. Para tons mais fortes não é necessário. A massa Biscuit existe à venda em pacotes de 1kg ou conforme as marcas, em embalagens mais pequenas que podem variar o peso (500g250g e 100g). 

O próximo passo será então falar da coloração da massa que como vimos pode ser comprada já com cor ou pode ser feita a cor desejada.
No meu caso pessoal como costumo combinar os tons das roupas com a cor dos meus acessórios eu mesma faço as cores na massa natural de compra.




Algumas ideias de tintas e corantes usados para colorir a massa Biscuit

. A tinta para pintura em tela, sendo as mais comuns a acrílica e a óleo. A tinta acrílica exige certos cuidados porque faz com que a massa resseque mais rapidamente, já a tinta a óleo não tem esse problema, além de facilitar se você quiser tons mais fortes, essas tintas têm tons muito variados e bonitos.

. Tinta para tecido, que é feitas à base de água, portanto dependendo da textura da massa não use muita tinta para tecido ou outro tipo de tinta à base de  água em demasia, porque pode amolecer muito a massa. É mais recomendada para tons pastel

. A tinta de guache também ela à base de água produz os mesmos resultados da tinta de tecido sendo que é mais barata.


       Tinta PVA ou Latex                                                                                                        Corante para tinta de parede
. Tinta PVA ou Latex para artesanato também ela à base de água é utilizada para dar acabamentos em peças de madeira, mdf, gesso, mas funciona bem no tingimento da massa Biscuit.

. Corantes usados para tingir tinta de parede  à base de água e que se encontram à venda em   qualquer loja de material de construção. São muito bons na obtenção de tons fortes como o preto e o vermelho. Aqui na Suíça uso muito estes corantes com excelentes resultados nas cores obtidas. Podem ser adquiridos como "Peinture Colorante" 250 ml - na loja Hornbach




Corante em pó - Envolvem-se muito bem na massa e com grande rendimento. Existem várias cores disponíveis, não suja as mãos mas não é aconselhada se a massa estiver um pouco dura pois fica muito difícil de misturar além de que a resseca mais...
   
. Corante em Gel - É optimo para tingimento de Biscuit, as cores são muito bonitas e não resseca a massa.








. Corantes alimenticios em gel - Usado para culinária em fondants, pasta americana, glacês, entre outros, também tinge muito bem a massa Biscuit.


. Para dar um aspecto diferente á massa na sua aparência, pode usar-se  a Tinta Craquelê e que é usada para acabamento sobre superfícies largas e lisas, fazendo o biscuit ficar como se estivesse com rachaduras. 


Tenha em conta alguns aspectos quando colorir a massa: 

. Calcule bem a quantidade de massa de uma mesma cor, para não correr o risco da não ficar exactamente a mesma tonalidade, caso tenha de fazer mais.
Por outro lado não tinja grandes quantidades de massa e que possa sobrar porque a massa tingida tem menos durabilidade.
. Tenha em atenção a cor da massa que deseja obter porque depois de seca ela fica sempre 2 a 3 tons mais escura. Eu geralmente retiro de cada cor uma pequena amostra (uma bolinha pequena e que espalmo para secar mais rapidamente). Isto permite-me saber exactamente a cor que vou obter na peça depois de totalmente seca e deste modo corrigir o tom para mais claro ou mais escuro antes da execução do trabalho.
. A massa Biscuit dependendo do produto que utilizar para lhe dar cor e desde que bem embalada, pode durar em perfeitas condições entre 20 a 45 dias.

Para a próxima aula falarei de algumas ferramentas e utensílios de grande utilidade quando trabalhamos com o Biscuit. Até breve... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Páginas