terça-feira, 10 de março de 2015

Lojas e Sites na Suiça onde comprar material de Biscuit ou Porcelana Fria

Olá a todos,

Depois de vários pedidos sobre onde adquirir aqui na Suíça os materiais de Biscuit ou Porcelana Fria, resolvi deixar-vos alguns locais na parte da Suíça Francesa e perto da minha zona de residência, que são normalmente onde faço as minhas compras:

Coop Brico + Loisirs
Collombey
Route du Montagnier
1868 Collombey

RUE DES ARTS
Rue du Coppet 2
1870 Monthey

Jumbo Monthey
Chemim des Dailles 15
1870 Monthey
www.jumbo.ch

Coop Brico + Loisirs
Crissier
Chemin de Saugy 1
1023 Crissier

Hornbach
Chemin du Pré-Neuf
1844 Villeneuve

Alguns artigos encomendo pela internet nestes dois sites que acho de grande confiança:

- Opitec - http://ch.opitec.com/opitec-web/st/Home

- Creaclic - http://www.creaclic.ch/fr/

Espero que possa ajudar, até breve,

Astride

segunda-feira, 9 de março de 2015

4ª Aula - Ferramentas para trabalhar a massa Biscuit ou Porcelana Fria

Olá a todos,

Depois de termos feito a nossa massa e tingido com as cores escolhidas, estamos em condições de começar a trabalha-la. As mãos serão sem dúvida a nossa melhor ferramenta para dar forma à massa mas existe no mercado, em geral em lojas de material para artesanato, um grande número de utensílios que nos poderão ajudar muito. O que vos deixo aqui é apenas uma orientação num vasto leque de ofertas que existe hoje em dia, sendo uma escolha pessoal entre aquilo que uso. As imagens são escolhidas para identificarem um determinado material e não por opção de uma qualquer marca. Cada um deve procurar os melhores preços e o que mais se vai adequando a cada trabalho.
Uma nota importante é nunca esquecerem que antes de começarem a fazer qualquer coisa com a massa, esta deve ser sempre sovada ou seja amassada entre os dedos e a palma da mão, de forma continua e até ficar macia.


SUPERFICIE LISA E NÂO ADERENTE:

A superfície onde trabalhamos é de extrema importância já que tem de ser uma superfície que não cole à massa. Existem placas antiaderentes de silicone, metal ou PVC, mas podemos sempre improvisar com material já existente em casa, como por exemplo usando uma tábua de carne de plástico bem lisa (de preferência de polipropileno). se precisar de lubrificar a tábua use lustre para móveis e deixo-o secar bem antes de abrir a massa. Existem outras superfícies não aderentes como a pedra da cozinha em mármore ou granito ou ainda materiais como o azulejo ou o vidro. 

UTENSILIOS PARA ABRIR A MASSA:

A massa Biscuit deve ser esticada até atingir uma espessura uniforme. Para isso usamos um rolo que não cole à massa e que pode ser de plástico, acrílico ou mesmo improvisado com um tubo de PVC. Existem ainda à venda uma variada opção de rolos com texturas que ajudam a criar diferentes aspetos decorativos na massa. Outra opção de grande utilidade é o cilindro para massa e que ajuda a criar diferentes espessuras.




Consegue-se obter uma determinada espessura como já referi, abrindo a massa com o rolo e isso deve ser feito sempre do meio para a extremidade (sentido para a frente), virando a massa do lado contrário e repetindo a operação até obter a altura desejada. Eu utilizo uma técnica e que me tem ajudado muito que é usar réguas laterais de espessura igual (as de fazer bolachinhas), coloco a massa no meio e passo o rolo por cima das réguas. Tenho de diferentes espessuras e improviso outras como por exemplo para a massa muito fininha, uso dois cartões de plástico tipo cartão multibanco.


JOGO DE ESTECAS E BOLEADORES:

Estecas


As estecas são ferramentas usadas para marcar e decorar o trabalho e podem ser encontradas facilmente em lojas de artigos para artesanato. Existem diversas opções de estecas com diferentes pontas e que marcam de diferentes formas. Os boleadores são de diferentes tamanhos e são usados para fazer marcações de olhos e cavidades.


 Boleadores



CORTADORES:

Os cortadores existem igualmente para nos auxiliar na execução de certos pormenores nos trabalhos e existe uma grande variedade de formas.


   Cortadores em Plástico                      Cortadores em Metal

   Cortadores com Injector


EXTRUSORA:

Ferramenta de grande utilidade que auxilia na execução de tiras de massa uniformes com variados aspetos, conforme os discos que lhe fazem conjunto. Eu pessoalmente prefiro o modelo de rosca em vez do modelo que se pressiona porque se exerce menos força. É um pouco mais cara mas vale o investimento na hora de trabalhar porque facilita muito em esforço, além da maior variedade de discos. Um dos exemplos onde uso esta ótima ferramenta é para fazer cabelos. Existem conforme se vê na imagem, diferentes tamanhos de círculos (para tiras de cabelo em rolo) e retângulos (para tiras de cabelo em fita) e que uso para os diferentes modelos e espessuras de cabelo.

      Extrusora de Rosca                    Extrusora de Pressão


LAMINAS DE CORTE:

Quaisquer dos exemplos apresentados nas imagens são de utensílios de corte. Uns serão melhor para cortar grandes quantidades de massa, outros para fazer feitios enquanto cortam, uns ajudam a cortar pormenores e outros ainda mais precisos para contornos. Mais uma vez a escolha deverá ser feita em função do trabalho, não sendo por isso necessário ter todos estes utensílios. Uma simples faca de cozinha alongada e com uma ponta aguçada poderá ser uma ajuda bastante prática.


TESOURAS:

As tesouras são igualmente de grande utilidade. Eu não dispenso um modelo mais pequeno de pontas para os pormenores e uma mais comprida para cortes mais longos. Existem igualmente tesouras artesanais que cortam fazendo diferentes feitios o que permite um ótimo acabamento em certos trabalhos.
Colas:

Para unir duas peças de Biscuit use a própria cola para fazer a massa ou uma cola branca extra forte comprada em lojas de materiais de construção.


Pinceis:

Existem no mercado uma grande variedade de pinceis sendo a sua escolha condicionada a cada projecto de trabalho. Deixo-vos aqui alguns exemplos e respectivas explicações ( retirado do site: http://www.blogpintura.com.br )


Linha Acabamento
Pincel Ref. 402, número 0 – Pincel liner, para linhas finas a médias e acabamento: cílios, contornos finos, olhinhos.
Linha Natural
Pincel Ref. 446, número 14 – Pincel chato, para preenchimento; ótimo para fazer linhas contínuas e largas, para xadrex ou listrados.
Linha Vermelha
Pincel Ref. 475, número 10 – Pincel redondo pequeno, para pintura de olhos em bonecos maiores e linhas de espessura média;
Linha Azul
Pincel Ref. 488, número 10 – Pincel redondo chanfrado. Usa-se na pintura com batidinhas, dá efeito de textura;
Linha Natural – Cerda alvejada
Pincel Ref. 455, número 12 – Pincel chato, para preenchimento;
Pincel Ref. 462, número 12 – Pincel redondo para contornos grossos;
Linha Laranja
Pincel Ref. 327, número 10 – Pincel chanfrado, para sombras.
Para além dos exemplos que aqui vos deixo como indicação de alguns dos utensílios que nos podem ajudar, podem igualmente usar outros caseiros e da vossa imaginação, desde que sirvam para facilitar o trabalho na hora da sua execução.
São exemplos disso os palitos, as tampas de frascos, de garrafas, de bisnagas, os cotonetes (limpar alguns pormenores na peça), tampas de caneta, etc. 


Para a próxima aula publicarei um vídeo de um passo a passo com a execução de um trabalho. Todos aqueles que tem acompanhado as noções básicas para trabalhar a massa Biscuit estarão aptos para acompanha-lo e tentarem reproduzi-lo em casa. Espero que se divirtam... até breve,

Astride