quinta-feira, 27 de maio de 2010

Feiras De Artesanato

Olá Amigas(os),

Os meses de Verão estão a chegar e com eles uma ampla oferta de feiras e romarias ao longo de todo o país. Não que estes acontecimentos se limitem a esta época, felizmente temos estas iniciativas durante todo o ano. É no entanto com a chegada do bom tempo, com dias ensolarados e tardes amenas, o período das férias que permite uma maior disponibilidade para sair e conhecer, o turismo em alta e o retorno á terra natal de muitos emigrantes, que fazem dos meses de Junho a Setembro o expoente máximo destes acontecimentos. Quem já não visitou uma feira regional, com os seus espaços de diversão, os produtos tradicionais da localidade, as barraquinhas de comes e bebes com os seus petiscos típicos, o artesanato ... um ambiente que nos envolve e nos acolhe para o que de mais genuíno há em cada terra... uma apelo nacional aquilo que temos e o que de melhor fazemos.

Mas para além de quem passeia agitam-se também os artesãos na azáfama dos preparativos deste mundo que são as feiras. É preciso marcar os espaços que queremos estar presentes, contactos telefónicos, e-mails, assegurar a presença nas localidades que queremos ir. Nascem novas colecções, trabalhos únicos e originais para encantar um público ávido de novidades. Apura-se a criatividade, trabalha-se para ter um stock que assegure uma bancada sempre renovada... etiquetas, cartões de visita, embalagens personalizadas... tudo tem de ser preparado até ao último pormenor.

Depois.... depois chega o dia em que montamos o nosso espaço, dispomos os nossos trabalhos como de preciosidades se tratassem...porque cada um foi imaginado e elaborada com o carinho e a dedicação de um tempo que passa sem pressa porque trabalhamos por gosto.

É então que ladeados por outros artesãos nascem amizades, dividem-se experiências, trocam-se mil ideias .... conhecemos novos sítios, pessoas diferentes, fazemos destes dias um convívio saudável e enriquecedor e que torna as nossas vidas tão cheias de sentido...

Neste contexto é pois oportuno deixar-vos alguns sites das "Feiras de Artesanato 2010" que andei a pesquisar e que podem ser úteis para todos aqueles que nelas queiram participar ou simplesmente para quem nos vá fazer uma visitinha pessoal... e que desde já agradeço!

Na rubrica "Feiras que Participo - 2010" que foi acrescentada ao blog estão aquelas que eu irei estar presente este ano... apareçam!!




terça-feira, 4 de maio de 2010

Influências Marroquinas

Olá Amigas(os),

É verdade... após longa ausência eis que volto ao meu espaço, retomo as criações de bijutaria, recomeço a criar e a dar largas à imaginação. A vida está em constante mudança e a minha tem tido algumas pelo que a falta de tempo tem sido o principal motivo deste meu afastamento. Outros desafios tem surgido, em áreas diferentes, mas que me tenho envolvido com grande empenho... Faz dois anos que vivo aqui na Suíça e a aprendizagem do Francês sempre foi confesso, uma dificuldade. Inicialmente recolhida no meu canto por me ser tudo desconhecida, ou porque nunca gostei de Francês... tenho 8 anos de Inglês como opção de língua estrangeira (ouve-se pouco ou nada em Portugal) enfim, todo um conjunto de "desculpas" :-) que sempre me fizeram adiar aquela vontade de realmente levar a nova língua mais a sério. Entretanto mudei de casa, passei de Montreux para St. Maurice. Esta mais espaçosa e com um lindo jardim que eu e o meu maridão nos temos agradavelmente dedicado... eu e a jardinagem especialmente de flores, têm sido um outro prazer que descobri. Pois é... e foi aqui que finalmente encontrei também uma escola para adultos, tal como eu estrangeiros e que precisavam aprender a língua francesa. Tem sido muito divertido, já me sinto mais confiante e embora seja complicado ainda articular uma conversação, já dou por mim a dar pequenas respostas, a elaborar frases curtas... enfim, a arriscar-me mais....
Feitas as explicações passemos pois ao trabalho!! :-)
Estas peças, colar e pulseira, surgem na tentativa de dar alguma influência Marroquina ás novas bijutarias, tendência que penso continuar a influenciar as colecções da Primavera-Verão 2010.
O FIMO continua a ser por excelência a matéria utilizada, sendo que desta vez sobrepus camadas, colando-as. Brinquei igualmente com o padrão dando-lhe um aspecto de mosaico... como retoque final tentei dar-lhe um ar de envelhecimento a imitar o ferro antigo. Continuo a apostar nas Max - bijus pois mantêm-se muito presentes na nova estação com peças ousadas e alternativas.
Espero que gostem... até breve,
Astride

VENDIDOS